Centro de Pesquisa de Segurança Pública

Em 2004, o PROGESP criou o Centro de Pesquisa de Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia em decorrência da demanda social um espaço acadêmico de construção e articulação dos saberes, na área de política e gestão de segurança pública, produzidos por instituições universitárias e órgãos dos sistemas de segurança pública e justiça criminal.

O Centro é composto por um grupo de pesquisa, e, sendo seu objeto de estudo um fenômeno interdisciplinar e multidisciplinar, ele também é composto por pesquisadores oriundos de diferentes backgrounds: sociologia, ciência da computação, filosofia, direito, administração, pedagogia, saúde.

O Centro potencializa o compromisso com a cidadania e a educação para a paz, articulando os avanços científicos e os saberes acumulados sobre os fenômenos da criminalidade e das violências, atendendo à forte expressividade das demandas sociais.